quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Associativismo naturista

Com a constituição da AAN - Associação Almada Naturista, Portugal passa a ter 5 associações com características diferentes em 5 concelhos diferentes.

AAN - Nasce no Concelho de Almada a 3 de Novembro pela mão de 12 portadores de Cartão Naturista Internacional emitido pela Federação Portuguesa de Naturismo. 

Com todos os seus membros portadores de Cartão Naturista torna-se na segunda Associação no nosso país com todos os membros federados.

Visa promover, divulgar e desenvolver a prática do naturismo de acordo com a definição da INF - FNI, da ética naturista e da lei e pretende desenvolver a prática naturista.

Através de actividades desportivas, recreativas, ecológicas, culturais e holísticas, preferencialmente em harmonia com a Natureza seja em ambiente de nudez ou de não nudez, contribuindo para o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos seus membros com o propósito de favorecer a autoestima, o respeito pelos outros e pelo meio-ambiente, a tolerância e a liberdade individual.


Com o contributo e participação de uma forte massa associativa poderemos defender os nossos princípios e valores permitindo que a filosofia de vida naturista alcance cada vez mais pessoas de forma sustentada.

Através da prática naturista familiar, da riqueza e diversificação humana, dos nossos ideais e ideias, juntos levaremos a nossa Associação e o naturismo mais além.

A AAN solicitou a adesão à FPN em 13 de Novembro de 2017, aguardando pela formalização da adesão.


O CNA - Clube Naturista do Algarve foi fundado em Faro, e registou os seus Estatutos no 1º. Cartório Notarial de Loulé em 4 de Julho de 2003, por um grupo de pessoas, algumas das quais já praticantes do naturismo desde a década de setenta, com o objectivo de promover e defender o naturismo em Portugal

O CNC - Clube Naturista do Centro tem a sua sede no Concelho de Sintra e foi fundado em 20 de Novembro de 1998.

É o único Clube com todos os seus associados federados na Federação Portuguesa de Naturismo.

A PVA - Pensamentos ao Vento Associação foi fundada a 1 de Março de 2013 e tem a sua sede no Concelho de Loures.

Os associados da PVA podem optar por serem federados, estando a associação aberta a associados naturistas e não naturistas.

A SPN - Sociedade Portuguesa de Naturalogia foi fundada em 13 de Outubro de 1912 e tem a sua sede no Concelho de Lisboa, sendo a única associação com sede própria.

Desenvolvendo várias actividades ligadas à naturalogia e com um restaurante vegetariano a funcionar nas suas instalações, a SPN está aberta a associados naturistas e não naturistas.

Nota - Para obter mais informações sobre cada uma das entidades visita os respectivos sites através da pesquisa no google.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Yoga com Alma Maio de 2022

A sessão de Yoga com Alma organizada pela Alma Naturista decorreu no passado dia 15 de Maio de 2022.   Para além de um excelente momento de...