quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Naturismo - presente e futuro

Foto Facebook
Um excelente cartoon que ilustra a relação do Facebook com o naturismo e a nudez.

Mas não só, esta é uma excelente sátira a uma sociedades cada vez mais normalizada pelos media e onde cada vez mais somos portadores dos mesmos preconceitos, atitudes e modas.

O naturismo surge aqui como símbolo de uma mente aberta ao mundo, livre de preconceitos e estereótipos, surge como um lugar onde as mascaras sociais dão lugar a uma liberdade de pensamento, de atitude e sobretudo à pratica de uma liberdade individual que se traduz também ela numa pratica dos valores fundamentais do naturismo.

A ética, o respeito por nós e pelos outros, a tolerância e a aceitação do outro fazem parte do ideal naturista e constituem pilares fundamentais de uma filosofia de vida que assenta no ser humano, na defesa do meio ambiente  e se caracteriza e diferencia pela pratica da nudez social.

Infelizmente os valores e pilares fundamentais do naturismo estão a ser alvo de forte erosão através de praticas e atitudes individualistas assentes em egos, invejas, intolerância e total falta de respeito pelo próximo.

Aos poucos o naturismo afasta-se da sua essência mais pura tornando-se num espaço em que cada vez mais muitos companheiros deixaram de se rever, tendo como principal consequência o seu afastamento.


Numa primeira fase, afastam-se do debate e da construção do futuro naturista , numa segunda fase afastam-se da participação activa  do calendário associativo, por fim entram numa pratica individualista ou de grupo fora do circuito das entidades ligadas ao movimento naturista.

Torna-se assim urgente inverter este caminho, e procurar alternativas ao "stautos quo" existente, que já deu mostras de estar à beira de um modelo completamente esgotado, a necessitar de ser reinventado e de encontrar um caminho alternativo que seja mais abrangente, mais inclusivo e sobretudo mais tolerante com as várias formas de praticar naturismo.

O futuro só pode ser construído aprendendo com os erros do passado, pondo em pratica os ensinamentos recolhidos e tendo a ousadia de quebrar barreiras e em simultâneo inovando de forma a permitir o regresso aos pilares fundamentais do naturismo.

Faz parte do futuro e participa nesta construção através do movimento naturista mundial !




Sem comentários:

Enviar um comentário

Yoga com Alma Maio de 2022

A sessão de Yoga com Alma organizada pela Alma Naturista decorreu no passado dia 15 de Maio de 2022.   Para além de um excelente momento de...